Imprensa

Últimas Notícias

Aeroporto Presidente Itamar Franco realiza I Simpósio de Segurança Operacional

O Aeroporto Presidente Itamar Franco promoveu no último mês de maio o I Simpósio de Segurança Operacional, que reuniu colaboradores da administradora do aeroporto, das empresas aéreas e de abastecimento de aeronaves, bombeiros de aeródromo, além de lideranças do Governo de Minas Gerais e de outros aeroportos administrados pela Socicam.

O objetivo do simpósio foi disseminar a cultura da segurança operacional para a comunidade aeroportuária, a fim de eliminar e mitigar problemas que possam trazer riscos às operações. As palestras trataram de assuntos como rotinas de segurança durante o abastecimento de aeronaves, incursão em pista, política de segurança operacional, além de Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndios (SESCINC).

Um dos pontos de destaque do evento foi o incentivo para que o colaborador faça o RELPREV (Relato de Prevenção) sempre que avistar uma situação que coloque em risco a segurança das atividades aeroportuárias. O intuito foi o de alertar que o RELPREV não tem finalidade punitiva, mas de eliminação de perigos.

Um dos organizadores do simpósio, o Gerente Operacional Robson Alvim, destaca que o evento cumpriu seu papel de promover reflexão junto à comunidade aeroportuária sobre as atividades desenvolvidas diariamente para fortalecer o hábito da prevenção. “Nossa meta é promover a cultura da segurança operacional por meio da continuidade do simpósio anualmente”, afirma Alvim.

O evento foi promovido pela Concessionária do Aeroporto da Zona da Mata em parceria com a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, com a Azul Linhas Aéreas, com a Fire Domain e com a Cruzeiro Aviation.

 

I Simpósio de Segurança Operacional