Conheça Juiz de Fora e região

Você está em: Home Guia do Passageiro Conheça Juiz de Fora e região

Conheça Juiz de Fora e região

A Zona da Mata é repleta de atrativos naturais, históricos e culturais que valem a inclusão no roteiro. Conheça algumas possibilidades e agende sua próxima visita!

JUIZ DE FORA

MORRO DO IMPERADOR

Conhecido como Morro do Cristo, é um dos pontos mais altos de Juiz de Fora, um mirante.

No local se encontra também uma torre helicoidal, primeira do tipo na América do Sul, que serviu à TV industrial, emissora pioneira em geração de imagens no interior brasileiro.

Foto: Sylvio Bazote

Endereço: Rua Engenheiro Gentil Forn, S/N – Bairro Serro Azul/ São Pedro

Horário: 07h as 22h

Telefone: (32) 3690 7122

MUSEU MARIANO PROCÓPIO

É um dos três principais museus do país e o primeiro de Minas Gerais.

Um dos prédios do museu já hospedou por duas vezes a família real. Seu acervo compreende 45 mil peças onde se destacam mobiliário da família real e trajes de D. Pedro II e da Princesa Isabel, pinturas, esculturas e coleções de antiguidade.

O  Museu Mariano Procópio possui também um parque, que foi planejado pelo paisagista francês Auguste Marie Glaziou. Chamado na época de sua inauguração de “Paraíso dos trópicos”, o Parque do Museu Mariano Procópio possui grande diversidade espécies vegetais exóticas ameaçadas de extinção.

Endereço:  Rua Mariano Procópio , 1100 – Mariano Procópio

Horário: De terça-feira a domingo: Parque do Museu de 8h às 18h. Exposição 10h às 18h

Telefone: (32)3690-2200 | (32)3690-2211

 

CINE THEATRO CENTRAL

O Cine Theatro Central é considerado um dos dez melhores teatros do Brasil, tanto pela sua infraestrutura, como pelo seu valor artístico-cultural.

Com capacidade para aproximadamente duas mil pessoas, tem sido palco das mais diversas artísticas do país.

Cine Theatro Central

Endereço: Praça João Pessoa, S/N – Centro

Horário: De terça à sexta 9h às 12h e de 14 às 17h; Sábados 9h às 12h

Telefone:  (32)3231-4051

 

CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

Ambiente de ensino e pesquisa possui uma imensa área cercada de verde para a prática de caminhadas, ciclismo e atividades ao ar livre.

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer , S/N – São Pedro

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 22h.

Telefone:  (32)2102-3800

 

CENTRO DE CIÊNCIAS DA UFJF

Com diversas atrações, o Centro oferece exposições interativas das áreas de física, química e biologia, museu de malacologia, museu de arqueologia e etnologia americana, um planetário e um observatório astronômico.

Endereço: Rua José Lourenço Kelmer, S/N – São Pedro

Horário: http://www.ufjf.br/centrodeciencias/horario-de-funcionamento/

Telefone: (32)2102-6913 | (32)2102-6914

 

JARDIM BOTÂNICO DA UFJF 

O Jardim Botânico da UFJF, situado na Mata do Krambeck, um dos maiores remanescentes da Floresta Atlântica, é um espaço público de preservação e conservação da sociobiodiversidade. Além de ser um espaço aberto para visitação, é um espaço de estudos e pesquisas que visa a educação ambiental através do desenvolvimento de projetos.

Endereço: Rua Cel. Almeida Novais, 246 – Santa Terezinha

Horário: Terça a sexta e domingo, das 08h às 17h. Sábado e segunda, fechado.

Telefone: (32) 3224-6725

 

CATEDRAL METROPOLITANA

Em estilo romano, o prédio possui duas torres e uma grande cúpula. A Catedral tem capacidade para mil pessoas, sendo 700 sentadas. A fachada da igreja é tombada, de grande valor histórico e cultural.Possui nave central e laterais separadas por arcos, capela-mor, altar-mor e sacristia. Sua construção foi concluída em 1847.

Endereço: Rua Santo Antônio, 1201 – Centro

Horário: Segunda a sábado, das 7h às 21h30. Domingo, das 8h às 11h e das 15h às 20h.

Telefone: (32)3257-0700

 

PAINÉIS “AS QUATRO ESTAÇÕES” E “CAVALOS”

Obras do renomado artista Cândido Portinari foram adquiridos em 1956 e estão localizados no centro da cidade, entre a rua Halfeld e Avenida Barão do Rio Branco, na fachada do Edifício Juiz de Fora.

Endereço:  Rua Halfeld , 763 – Centro – Edifício JDF

Horário: 24h

Telefone: (32)3690-7033

PARQUE DA LAJINHA

Área verde com 140.000 m², repleto de araucárias, tambaús, garapas e angicos,  um grande lago central, além de diversas espécies de animais da nossa fauna.

Endereço: Av. Deusdedith Salgado , S/N – Cascatinha

Horário: diariamente das 8h às 17h. 

Telefone: (32)3690-8326

 

MUSEU FERROVIÁRIO

Inaugurado em 1985, narra a história da ferrovia na cidade e aborda aspectos técnicos das estradas de ferro.

Possui em seu acervo sinos, sinalizadores, placas de identificação, mobiliário de vagões de passageiros e de guichês de venda de bilhetes, miniaturas de trens, ferramentas e sistemas de comunicação.

Endereço: Av. Brasil , 2001 – Centro

Horário:  Segunda a sexta-feira, de 9h às 17h 

Telefone: (32)3690-7055

 

MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO

O memorial guarda um patrimônio rico em documentos, imagens e objetos que permitem um recorte da trajetória política do país e do exterior. Além de rememorar a vida e carreira política do ex-presidente do Brasil, Itamar Franco.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 – Centro 

Horário: De terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábado e domingo, das 12h às 18h.

Telefone: (32)3212-2078

MUSEU DE ARTES MURILO MENDES

Possui um dos mais importantes acervos de Minas Gerais com 300 obras assinadas por artistas como Picasso, Hans Richter, Joan Miró, Portinari, Alberto Magnelli e Ismael Nery e claro, Murilo Mendes, poeta de Juiz de Fora. O espaço possui também 04 bibliotecas além de galerias para exposições.

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790 – Santa Helena

Horário:  De terça a sexta, das 09h às 18h Sábado e domingo, das 12h às 18h

Telefone: (32) 3229-9070

 

CCBM – CENTRO CULTURAL BERNARDO MASCARENHAS

O prédio da antiga Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, restaurado em 1985, abriga o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas que oferece exposições de pinturas, esculturas, fotografias e apresentações teatrais e musicais.

Endereço: Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro 

Horário: Aberto ao público de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

Telefone: (32)3690-7052

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL E ETNOLOGIA INDÍGENA

Inaugurado em 1991, o Museu de História Natural possui em seu acervo mais de 1200 peças que acompanham a evolução do homem.

O Museu  Etnológico conta com 1500 peças indígenas pré-históricas e atuais de culturas brasileiras e africanas.

Endereço: Rua Halfeld, 1179 – Centro

Horário: De Segunda a Sexta de 12:00 às 18:00

Telefone: (32)2102-7761

 

ESTÁDIO MUNICIPAL RADIALISTA MARIO HELÊNIO

O Estádio Municipal ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, a 4 km do centro da cidade. Com capacidade para mais de 30 mil torcedores sentados.

 

IBITIPOCA

Parque Estadual do Ibitipoca

Parque Florestal situado no município de Ibitipoca, a cerca de 80 km de Juiz de Fora. É repleto de belezas naturais, cachoeiras lindíssimas, grutas e mirantes. Para quem curte ecoturismo, vale muito a pena a visita. O local conta com chalés e pousadas em conexão com a natureza.

 

TIRADENTES

Quem aprecia a arquitetura histórica, precisa incluir Tiradentes no roteiro. Não deixe de visitar pontos de grande importância histórica, como a antiga cadeia pública, onde hoje funciona o Museu de Sant’Anna; o solar onde viveu o inconfidente Padre Toledo, agora Museu Casa Padre Toledo; a sede do Museu da Liturgia, construída na primeira rua de Tiradentes. Além disso, Tiradentes também tem opções muito boas de ecoturismo.

Isso sem falar que a cidade faz parte do Circuito Trilha dos Inconfidentes, que agrega outras cidades próximas, repletas de atrativos culturais e belezas naturais.

Visite outras informações: https://www.tiradentes.net/

 

SÃO JOÃO DEL REI

Cidade de grande relevância na preservação do patrimônio histórico e também de movimentação de comércio. Inclua em seu roteiro a visita  à igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar. O moderno Memorial Tancredo Neves tem recursos digitais que contam a história do ex-presidente e de Minas Gerais.

A cidade fica ao lado de Tiradentes. Visite as duas na mesma oportunidade.

 

CIRCUITO TRILHA DOS INCONFIDENTES

Para quem tem interesse na apreciação de arquitetura histórica e ecoturismo, uma boa pedida é o Circuito Trilha dos Inconfidentes, que já inclui Tiradentes e São João del Rei na rota. Além dessas, participam do circuito outros 18 municípios:

Alfredo VasconcelosAntônio CarlosBarbacenaBarrosoCarrancasConceição da Barra de MinasCoronel Xavier ChavesDores de CamposEntre Rios de MinasIbiturunaLagoa DouradaMadre de Deus de MinasNazarenoPiedade do Rio GrandePradosResende CostaSanta Cruz de MinasSão João Del-ReiSão Tiago e Tiradentes.

Carrancas, um dos membros do circuito merece destaque por ser uma pequena cidade com mais de 80 cachoeiras catalogadas, excelente pedida para os fãs de ecoturismo.

 

 

Translate »