Segurança

Você está em: Home Guia do Passageiro Segurança

Segurança

a) Quem pode entrar na sala de embarque?
Só podem entrar os passageiros que portarem cartões de embarque válidos, ou seja, aqueles expedidos por companhia aérea para embarque no aeroporto, com data e horário compatíveis com os de sua apresentação.

b) Por que é preciso passar no equipamento de raio-X?
São normas internacionais de segurança. Antes de entrar na sala de embarque, os passageiros devem passar por detectores de metais e as bagagens de mão, pela inspeção por raios X. Não é permitido portar objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras de unha, barbeadores, dentre outros. Assim, caso você se esqueça de despachá-los, esses itens terão de ser descartados no momento da inspeção. Fique atento: as malas, bolsas ou similares só podem ser abertos e examinados na presença do passageiro.

c) Como proceder na hora de passar pelo equipamento detector de metais?
Passar pelo detector de metais é obrigatório, exceto para pessoas com marca-passo e implante coclear. O passageiro que, por motivo justificado, não puder ser inspecionado por meio de equipamento detector de metal deverá submeter-se à busca pessoal. As mulheres grávidas, caso solicitem, podem ser inspecionadas por meio de detector manual de metais ou de busca pessoal. Lembre-se de retirar dos bolsos moedas, celulares, chaves e outros objetos metálicos e colocá-los junto com seu cinto na bandeja para inspeção pelo aparelho de raios X. Você também poderá ter que retirar seus sapatos, caso seja solicitado pelos funcionários do canal de inspeção.

d) Podem solicitar que eu passe pela busca pessoal (revista)?
Sim, a busca pessoal é uma medida alternativa ou adicional de segurança, aplicada em casos específicos. É realizada por autoridade policial ou por agente de proteção da aviação civil, do mesmo sexo da pessoa inspecionada, com o consentimento do inspecionado.
É realizada revista do corpo de uma pessoa, suas vestes e demais acessórios, em sala reservada, com discrição e na presença de testemunha, caso o passageiro solicite. Caso o passageiro não queira submeter-se à busca pessoal, seu acesso à sala de embarque será negado e o órgão de segurança pública no aeroporto será acionado para avaliar a situação.

e) Posso sair da sala de embarque?
Sim. Nos casos em que for necessário sair, peça orientações a um funcionário do aeroporto ou da empresa aérea para poder voltar. Lembre-se de estar no portão de embarque no horário determinado pela companhia aérea.

f) Na hora de entrar na aeronave, preciso me identificar?
Sim. Por isso, tenha em mãos um dos documentos oficiais de identificação com foto. Ele deverá ser apresentado ao funcionário da companhia aérea no momento da chamada para embarque na aeronave.

g) Posso fumar a bordo?
Não é permitido fumar a bordo do avião. Também é proibido impedir ou tentar impedir o funcionamento dos detectores de fumaça instalados nos lavatórios, assim como fumar nos lavatórios e em qualquer local da cabine de passageiros. Em caso de descumprimento, o fumante responde por crime previsto no artigo 261 do Código Penal, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão a quem expuser uma aeronave ao perigo.

h) Posso usar aparelhos eletrônicos na aeronave?
Essa permissão cabe à empresa aérea, de acordo com a autorização prévia obtida junto à ANAC. Alguns tipos de aparelhos eletrônicos podem ser utilizados a bordo de aeronaves, exceto no momento das operações de pouso e decolagem, como equipamentos que emitem ondas eletromagnéticas (telefones celulares, notebooks, aparelhos que reproduzem músicas e vídeos, como players de MP3, MP4, tablets e outros), câmeras digitais de foto e vídeo, entre outros. Cada companhia aérea pode liberar ou não o uso entre seus passageiros e algumas companhias aéreas oferecem serviços específicos.