Chegada ao Aeroporto e Check-in

Você está em: Home Guia do Passageiro Chegada ao Aeroporto e Check-in

Chegada ao Aeroporto e Check-in

a) O que é o check-in?
Trata-se do procedimento realizado pela companhia aérea para a identificar o passageiro, realizar o despacho de bagagens e a emissão de cartão de embarque. Ele poderá ser feito tanto no balcão da empresa, pela internet, em pontos de autoatendimento e ou até mesmo por aplicativos para telefones móveis ou tablets. Depois de fazer o check-in, fique atento ao seu portão de embarque e horário previsto no cartão. Lembre-se: essa é a última oportunidade que o passageiro tem para solicitar a correção do nome, quando houver algum erro, antes que seja emitido o comprovante de check-in.

b) Se eu fizer o check-in pela internet, como devo proceder com minha bagagem?
Se você estiver sem bagagem ou apenas com bagagem de mão, você deverá imprimir o cartão de embarque e seguir para o portão indicado, no horário informado pela empresa. Caso tenha bagagem para ser despachada, é preciso ir ao balcão de check-in, com tempo suficiente para se identificar, despachar a bagagem e apresentar-se no portão de embarque no horário informado. Algumas empresas têm balcões exclusivos para o despacho da bagagem.

c) Devo chegar ao aeroporto com quanto tempo de antecedência do horário previsto para o voo?
Você deve se apresentar para o check-in no horário estipulado pela companhia aérea. Consulte sua companhia antecipadamente.

d) Como posso me informar sobre o horário do meu voo?
Nos aeroportos existem monitores instalados com informações sobre os voos em diversos locais. Fique atento às informações do seu horário de partida, pois ele pode sofrer alterações. Também é possível acompanhar os horários de voos pelo sítio eletrônico dos operadores aeroportuários ou em seus aplicativos para dispositivos móveis. Consulte sempre a empresa aérea.

e) Horário de verão ou fuso horário: como proceder?
Siga o horário local. Você não precisa calcular fuso horário ou horário de verão. Os bilhetes e os sítios eletrônicos das companhias aéreas informam a hora local, tanto na origem quanto no destino. Para mais informações, consulte a empresa aérea.